Porque o mundo evolui,

a educação em La Salle também.

La Salle, uma escola para a vida.

LOGO NCA-por

O Novo Contexto de Aprendizagem (NCA) é um marco pedagógico e pastoral, com identidade própria, que apresenta uma proposta organizativa, metodológica e avaliativa clara, que outorga sentido pleno à educação da pessoa tratando de forma integral a sua dimensão emocional, cognitiva, corporal, social ou espiritual, através das diferentes etapas do seu desenvolvimento. O aluno converte-se em protagonista da sua própria aprendizagem.

Chaves NCA

Novo

pelos meios que se utilizam para aprender para a vida e desde la vida.

porque ‘o comose aprende’ é tão importante ou mais do que ‘oquese aprende’.

Aprendizagem

como centro do modelo relativo ao ensinotal e qual como já o conhecemos.

Entender-se a si mesmo

Entender os outros

Compreender a realidade

Transformar o mundo

A resposta à escola de hoje

O mundo está a mudar e a educação não pode ficar à margem desta ‘revolução’ na maneira de viver e adquirir o conhecimento. La Salle oferece uma resposta à escola de hoje, centrando-se na pessoa, nos seus talentos, e procurando a forma de ajudá-la a adquirir as habilidades e competências que lhe permitam transformar o mundo.

O aluno, centro da sua própria aprendizagem

O NCA propõe a pessoa como protagonista do processo ensino-aprendizagem a partir das dimensões emocional, cognitiva, corporal, social e espiritual.

Pilares essenciais do modelo NCA

Modelo experiencial

Viver experiências significativas permite, além de adquirir conhecimentos, a construção da personalidade.

Modelo relacional

A aprendizagem cooperativa ajuda a interpretar, integrar, desde a própria aprendizagem, as experiências do conhecimento.

Ensino-aprendizagem

O aluno protagoniza a sua formação e crescimento pessoal dentro de um modelo em contínua melhoria.

Figura do educador

O educador é o mediador no processo de aprendizagem, acompanhando o aluno no seu próprio caminho.

Princípios pedagógicos

Interioridade

A vida interior é importante, por isso nos preocupamos de desenvolver a qualidade humana que ligue espiritualidade e personalidade.

Mente, corpo e movimento

Os espaços e o movimento são essenciais no desenvolvimento cognitivo. Acabamos com a aula tradicional, ao potenciarmos a criatividade e a aprendizagem.

Construção do pensamento

O pensamento é educável e a escola deve fomentar momentos de reflexão individual e coletiva.

Conduta e atividade autorregulada

O aluno gera hábitos de aprendizagem autónoma e a escola ajuda a construir processos naturais e individuais de aprendizagem como experiência intransferível.

Dimensão social

Aprendemos a ser atenciosos com os outros e a nos enriquecermos participando nas práticas sociais e culturais.

Âmbitos de aprendizagem

É o âmbito de experiência que prepara o aluno para o que vai viver.

Seminário

É o âmbito onde se produz o encontro entre pessoa e conhecimento, onde tem cabimento o conteúdo curricular. É o espaço do SABER.

Atelier

É o âmbito no qual o aluno se constrói a si próprio e é protagonista da sua aprendizagem. É o espaço do SER.

Projeto

É o âmbito onde os alunos trabalham transversalmente todos os princípiosdo NCA, aprendendo da experiência. É o espaço do FAZER.

É o momento de avaliar, refletir e celebrar o vivido.

Materiais próprios

materialpropio-2020-21-por

La Salle desenvolveu materiais próprios que ‘materializam’ o Novo Contexto de Aprendizagem, apostando numa educação integral, que coadune aprendizagem cooperativa, criatividade e visão solidária, e que se apoie nos nossos princípios pedagógicos.

Uma nova forma de educar e aprender