Ética – Proteção

codigo por

Ética

 

Código Ético e de Conduta – Canal Ético – Comité de Ética

 

Em La Salle temos um Código Ético e de Conduta onde se recolhem os compromissos e as responsabilidades éticas na gestão das atividades desenvolvidasa pela Rede de Obras Educativas dos Irmãos das Escolas Cristãs -La Salle Distrito Arlep -, que devem ser conhecidas e assumidas por todos os que a integram.

 

La Salle Distrito Arlep apoia-se no seu Comité de Ética como responsável pelo acompanhamento e o cumprimento e revisão periódica do Código Ético e de Conduta, bem como da investigação de qualquer caso que, perante o exposto, implique o  não cumprimento ou vulnerabilização das condutas recolhidas no texto citado ou da normativa legal vigente.

 

Qualquer pessoa que conheça estes factos ou os sofra pode contactar com o Comité de Ética através do Canal Ético escrevendo para o correio gestoretico@lasalle.es. O Comité de Ética garantirá, conforme a legislaçao vigente, a confidencialidade das comunicações recebidas, advertindo das responsabilidades nas quais se pode cair ao apresentar denúncias sem fundamento, incertas ou falsas.

Proteção

 

Proteção de menores e pessoas vulneráveis – Âmbitos seguros

 

La Salle está firmemente comprometido com a proteção das pessoas menores e as pessoas vulneráveis, sendo especialmente sensível nos casos de abusos e mostrando a sua total disponibilidade para atender a todas as vítimas e suas famílias.

 

La Salle trabalha, desde o seu compromisso, para a criação e preservação de espaços seguros, e mostra-se vigilante para o conseguir em todas as suas comunidades e centros educativos, buscando sempre extender a proteção a todas as pessoas que participam ou fazem parte das atividades que se desenvolvem em ditos espaços.

 

Além do nosso Código Ético e de Conduta (antes referido) e da existência de um Canal Ético, La Salle possui protocolos e guias de atuação em caso de abusos a menores ou pessoas de coletivos vulneráveis, e põe à disposição de qualquer pessoa que queira fazer chegar à Instituição alguma informação, testemunho ou denúncia em relação a algum comportamento ou ação de membros da mesma (no passado ou presente) o correio proteccion@lasalle.es, que a nível do Distrito Arlep (Espanha e Portugal) canalizará todos as mensagens recebidas para agir seguindo tais protocolos, que recolhem tanto o procedimento interno como o dar conhecimento dos factos relatados à autoridade competente em caso de constituição  de delito conforme a legislação vigente.

 

La Salle reitera a importância de escutar e atender as vítimas de abuso e acompanhá-las no seu processo de recuperação, de criar ambientes seguros, de ser mais cuidadosos nos processos de eleição dos candidatos a formar parte da Instituição em qualquer dos seus âmbitos e da inequívoca colaboração com as autoridades civis.

 

Além disso, em La Salle está-se a trabalhar para que todos os membros da Instituição, em especial aqueles que pela sua atividade tenham contato com menores ou coletivos vulneráveis, sejam conscientes da importância deste tema, pedindo-lhes que contribuam para a prevenção de situações de risco e que tenham capacidade de reação e de responder adequadamente a qualquer situação que seja imprópria e danifique a dignidade de outros.