Ulises
Programa de Estimulação Precoce em diferentes âmbitos de desenvolvimento
Área Redes Neuronais
O nosso objetivo é a estimulação e enriquecimento das estruturas neuronais que facilitam a entrada e a transmissão de informação audio-visual. Estas estruturas irão formar redes organizadas, permitindo ao pensamento e ao conocimento fluir com maior eficácia no presente e no futuro. Para isso dispomos de um tempo crítico (2 a 7 anos).
Utilizamos o procedimento idealizado por Glenn Doman num programa de elaboração própria que possui mais de mil bites de informação visual e dez mil de informação auditiva organizada em diferentes categorias do saber: ciência, arte, natureza, sociedade, personagens, etc.
Contamos com uma versão de estimulação neuronal em versão leitora, Sensor. Trata-se de utilizar estímulos verbais ou palavras, vinculadas ao objeto que representam, para gerar imagens com as quais relacionar o processo leitor quando se inicie de modo formal (sistema fonológico – silábico).
Área Psicomotriz – Circuitos Para O Desenvolvimento Da Lateralidade
Estimulação do desenvolvimento senso-neuro-motriz em tempo crítico (3 a 7 años).
Este programa baseia-se no desenvolvimento natural do sistema nervoso do ser humano até atingir a maturidade que permite a funcionalidade do mesmo, respeitando a diversidade de ritmos e peculiaridades. Trata-se de acompanhar e favorecer dito processo propondo de forma dirigida posições, movimentos e deslocações devidamente sequenciadas para uma boa coordenação percetiva – motora e o estabelecimento de uma lateralização adequada. Este é um dos processos de desenvolvimento básicos não só a nível de prevenção mas também como facilitador de destrezas tanto de conhecimento (direcionalidade ou referenciais espaciais) como motrizes (ritmo, equilíbrio o agilidade), pessoais (ordem ou segurança) e sociais (autocontrolo ou regulação).
Área Percetivo-Cognitiva
Estimulação para o desenvolvimento de capacidades cognitivas e a automatização de uma sequência de pensamento lógico.
O Nosso objetivo é trabalhar com as nossos meninos e meninas desde o início da sua escolaridade um dos âmbitos de desenvolvimento que tradicionalmente se tem vindo a vincular à escola, mas que se associava a idades posteriores pela sua componente abstrata: compreender, raciocinar, resolver problemas, etc. A experiência diz-nos que desde muito tenra idade as nossas crianças identificam, comparam, relacionam e tomam as suas decisões. Na área percetivo – cognitiva ajudámo-las a pôr palavras ao que significa pensar, às diferentes formas de pensar e como se faz. Pretendemos dotá-las de rotinas e destrezas de pensamento que possam aplicar às diferentes situações que lhes toque viver. Pretendemos gerar hábitos de pensamento que lhes permitam aprender a pensar e aprender em clave de lógica e raciocínio.