Ética – Proteção

codigo por

Ética

 

Código Ético e de Conduta – Canal Ético – Comité de Ética

 

Em La Salle temos um Código Ético e de Conduta onde se recolhem os compromissos e as responsabilidades éticas na gestão das atividades desenvolvidasa pela Rede de Obras Educativas dos Irmãos das Escolas Cristãs -La Salle Distrito Arlep -, que devem ser conhecidas e assumidas por todos os que a integram.

 

La Salle Distrito Arlep apoia-se no seu Comité de Ética como responsável pelo acompanhamento e o cumprimento e revisão periódica do Código Ético e de Conduta, bem como da investigação de qualquer caso que, perante o exposto, implique o  não cumprimento ou vulnerabilização das condutas recolhidas no texto citado ou da normativa legal vigente.

 

Qualquer pessoa que conheça estes factos ou os sofra pode contactar com o Comité de Ética através do Canal Ético escrevendo para o correio gestoretico@lasalle.es. O Comité de Ética garantirá, conforme a legislaçao vigente, a confidencialidade das comunicações recebidas, advertindo das responsabilidades nas quais se pode cair ao apresentar denúncias sem fundamento, incertas ou falsas.

Proteção

 

Proteção de menores e pessoas vulneráveis – Âmbitos seguros

 

La Salle está firmemente comprometido com a proteção das pessoas menores e as pessoas vulneráveis, sendo especialmente sensível nos casos de abusos e mostrando a sua total disponibilidade para atender a todas as vítimas e suas famílias.

 

La Salle trabalha, desde o seu compromisso, para a criação e preservação de espaços seguros, e mostra-se vigilante para o conseguir em todas as suas comunidades e centros educativos, buscando sempre extender a proteção a todas as pessoas que participam ou fazem parte das atividades que se desenvolvem em ditos espaços.

 

Além do nosso Código Ético e de Conduta (antes referido) e da existência de um Canal Ético, La Salle possui protocolos e guias de atuação em caso de abusos a menores ou pessoas de coletivos vulneráveis, e põe à disposição de qualquer pessoa que queira fazer chegar à Instituição alguma informação, testemunho ou denúncia em relação a algum comportamento ou ação de membros da mesma (no passado ou presente) o correio proteccion@lasalle.es, que a nível do Distrito Arlep (Espanha e Portugal) canalizará todos as mensagens recebidas para agir seguindo tais protocolos, que recolhem tanto o procedimento interno como o dar conhecimento dos factos relatados à autoridade competente em caso de constituição  de delito conforme a legislação vigente.

 

La Salle reitera a importância de escutar e atender as vítimas de abuso e acompanhá-las no seu processo de recuperação, de criar ambientes seguros, de ser mais cuidadosos nos processos de eleição dos candidatos a formar parte da Instituição em qualquer dos seus âmbitos e da inequívoca colaboração com as autoridades civis.

 

Além disso, em La Salle está-se a trabalhar para que todos os membros da Instituição, em especial aqueles que pela sua atividade tenham contato com menores ou coletivos vulneráveis, sejam conscientes da importância deste tema, pedindo-lhes que contribuam para a prevenção de situações de risco e que tenham capacidade de reação e de responder adequadamente a qualquer situação que seja imprópria e danifique a dignidade de outros.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.